Header Ads

Em eleição tumultuada, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado


Depois de sete horas de discussão na sessão de sexta-feira – com direito a bate-boca, confusão e gritaria – a eleição para a presidência do Senado ficou para este sábado (2/02), com o voto secreto, por determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o plantonista deste fim de semana.

Inicialmente, eram nove candidatos ao cargo. Durante a sessão, entretanto, quatro candidatos declinaram da candidatura. Major Olímpio (PSL-SP), Álvaro Dias (Pode-PR) e Simone Tebet (MDB-MS), que tinha lançado candidatura avulsa, desistiram da eleição para apoiar Davi Alcolumbre (DEM-AP), reforçando a oposição a Renan Calheiros (MDB-AL). Após uma confusão com uma cédula a mais, que deu início a uma nova votação, o próprio Renan, entretanto, declinou da candidatura.

Os demais candidatos são Fernando Collor (PROS-AL), Reguffe (Sem partido-DF), Ângelo Coronel (PSD-BA) e Esperidião Amin (PP-SC).

O senador Davi Alcolumbre (DEM) foi eleito com 42 votos. Mesmo tendo retirado sua candidatura, Renan Calheiros recebeu cinco votos na segunda votação. Ele se ausentou e não participou da escolha do presidente. O candidato Espiridião Amim recebeu 13 votos, Ângelo Coronel foi escolhido por oito votos, Reguffe recebeu seis votos e três votaram em Fernando Collor.
Davi Alcolumbre iniciou a vida política em 2001, quando foi eleito vereador. Em 2003, o parlamentar se tornou deputado federal pelo estado do Amapá, e em 2007 conseguiu a reeleição, assim como em 2011. Já no ano de 2015, o parlamentar se tornou senador também pelo estado.
Com Gazeta do Povo

Tecnologia do Blogger.