Header Ads

Testes rápidos para coronavírus começam a ser entregues em 36 cidades da PB; Serra Branca, Sumé e Monteiro estão na lista na 5ª GRS região do Cariri. Veja onde serão realizados os primeiros testes.


Os testes rápidos começam a ser distribuídos para 36 cidades da Paraíba a partir desta sexta-feira (24), na Paraíba. De acordo com a secretaria de Estado da Saúde (SES), os testes serão realizados em pessoas que apresentam síndrome gripal e serão ofertados nos serviços de saúde do Estado.

.
Os testes rápidos serão distribuídos em serviços estaduais e municipais para testagem do público-alvo mantendo o fluxo de registro das informações via sistemas oficiais. Todo caso com teste reagente deverá ser informado ao Estado de forma imediata. Neste primeiro bloco de testagem, a Vigilância Epidemiológica vai trabalhar com as unidades sentinelas, a exemplo das UPA’s, que é onde costumam chegar mais casos de síndrome gripal.

Neste primeiro lote de testes, os esforços serão concentrados na região que tem mais de 80% dos casos da Covid-19 na Paraíba: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, por exemplo. A intenção é ampliar a testagem quando os próximos lotes chegarem. Neste primeiro momento, a estratégia é captar mais casos em todas as regiões de saúde.

Veja onde serão realizados os primeiros testes

·         2ª Gerência Regional de Saúde (GRS): referência será a UPA de Guarabira;
·         3ª GRS: testes rápidos serão realizados no Hospital Municipal de Esperança, no Centro de Testagem de Esperança e no Hospital Municipal de Areia;
·         4ª GRS: oferta dos testes rápidos será no Centro de Testagem de Cuité, Centro Testagem de Picuí e Hospital Regional de Picuí.
·         5ª GRS: hospital de Sumé, Hospital de Serra Branca, UPA de Monteiro;
·         6ª GRS: Hospital Regional de Patos ou UPA de Patos e Hospital Sinhá Carneiro, em Santa Luzia;
·         7ª GRS: Piancó, Conceição, Hospital Regional de Itaporanga;
·         8ª GRS: Hospital Regional de Catolé, Hospital Municipal de São Bento, Hospital Municipal de Brejo do Cruz;
·         9ª GRS: UPA de Cajazeiras, Posto de Testagem Uiraúna, Hospital Municipal de São José de Piranhas;
·         11ª GRS: Hospital de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Princesa Isabel, Hospital Municipal de Água Branca e Hospital Municipal de Juru;
·         12ª GRS: UPA de Ingá, Hospital Municipal de Pedras de Fogo, Posto de Testagem de Itabaiana
·         13ª GRS: Pombal Hospital Regional de Pombal, UPA de Pombal, Hospital Municipal de Paulista;
·         14ª GRS: Posto de Testagem de Mamanguape, Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Regional;
·         15ª GRS: Hospital Regional de Queimadas, Hospital Municipal de Aroeiras, Hospital Municipal de Boqueirão;
·         16ª GRS: Hospital Geral de Taperoá e Hospital Municipal de Soledade.

Quem pode fazer o teste?

Renata Nóbrega, secretária executiva da Saúde da Paraíba, explica que para fazer o teste rápido é preciso seguir alguns critérios. “Eles serão utilizados com a população que apresente um quadro de síndrome gripal, como febre, dor de garganta. A prioridade é para as pessoas que estejam no terceiro dia dos sintomas. Por exemplo, uma pessoa que começou a ter febre hoje, não poderá ser testada hoje”, destaca.

Com informações do G1PB

Tecnologia do Blogger.