Header Ads

Óbitos e aumento de casos positivos ligam o alertam para os municípios da região do cariri. Secretários de Saúde lutam para conter o vírus.


Vem acontecendo o que todos temiam, os casos da Covid-19  estão aumentando no cariri e nos municípios próximos a região.

Quando Serra Branca atestou o primeiro caso na região, ( paciente que foi infectado no Recife e hoje curado), a luz do alerta acendeu e não demorou para outros munícipios registrarem também seus primeiros casos.

A cada atualização dos boletins divulgados pelas Secretarias Municipais é visível ver que a disseminação do vírus vem acontecendo com muita rapidez.  O município de Taperoá já tem 18 casos positivos e um óbito.  No Junco do Seridó apresenta 3 casos e em Juazeirinho que no início da semana não registrava nenhum, hoje  já são 3 e, no município vizinho, Soledade  já tem 2 pessoas que atestaram positivos para a Covid-19.

Na região do Cariri Ocidental, os números também são preocupantes, a “pequena notável” Coxixola com menos de 2 mil habitantes já tem 3 casos, Monteiro consta 2, Serra Branca 1 e o Congo com 2 casos. A cidade das águas na noite dessa sexta feira (8), noticiou seu primeiro óbito, uma senhora de 85 anos que não resistiu aos sintomas da doença.

Ainda existem os casos suspeitos e que estão sendo monitorados  aguardam os resultados dos exames e esses números podem ser piores para os municípios.

Temos vistos através de ações divulgadas pela mídia da região (Rádio e rede social) que os Secretários de Saúde vêm se esforçando para não deixar o vírus disseminar.  Diariamente ações tentam combater o novo corona vírus (algumas mais eficazes que outras). Barreiras sanitárias, lavatórios em locais com fluxo de pessoas, desinfecção de locais públicos,  distribuição de mascaras, realização de testes em casos suspeitos e nos profissionais de saúde e decretos coibindo aglomeração de pessoas.

Apesar de muitas informações, parece que para alguns (populares) a doença não causa medo, ou  o que falta é consciência. É visível vê ruas movimentadas, serviços não essenciais funcionando e até diversão (forró, banho de açude e farrinhas em casa) colocando em risco a   população e deixando os gestores da pasta da saúde cada vez mais preocupados.

OpiniãoPB

Tecnologia do Blogger.