Header Ads

Nome de Soraya Galdino, Presidente do COSEMS é bem lembrado entre gestores da saúde para ser a nova Secretária de Saúde no Governo de João Azevedo.

Foto: Internet
O nome da presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e secretária municipal de Itabaiana, Soraya Galdino vem sendo o mais cogitado entre os gestores de saúde pública para a composição do secretariado do governador eleito, João Azevedo (PSB). Para os gestores o perfil dela reúne capacidade técnica e conhecimento da realidade dos municípios paraibanos.
De acordo com alguns secretários municipais, a saúde do Estado passou por várias mudanças e avanços significativos, mas precisa evoluir mais e somente um secretário que tenha o perfil técnico e experiência cotidiana à frente de uma administração pública, com conhecimento de causa e proximidade com os municípios, poderá dar maior segurança aos gestores e consequentemente maior qualidade ao serviço prestado à população.
O secretário de Saúde de Puxinanã, no Agreste paraibano, Manoel Filho disse que o novo governador que também tem o perfil técnico, deve escutar a categoria. “Precisamos de um secretário de Estado que entenda e viva o que temos no dia a dia e a presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino tem vontade de trabalho e capacidade de execução, ela tem a parte técnica e a parte prática de atendimento direto aos usuários do SUS”.
Para a maioria dos secretários, os principais requisitos que credenciam Soraya são o dinamismo e o conhecimento da realidade dos municípios, como destacam secretários de Tenório, São Miguel do Sabugi, Gurinhém, Riacho dos Cavalos, Mogeiro, Sousa, Emas, Passagem, Quixaba, São Bento entre outros de todas as regiões do Estado.
Segundo a secretária de Saúde de Sousa, no sertão paraibano, Amanda Silveira, Soraya Galdino conhece a realidade de cada um dos municípios e todos os gestores pelo nome e seria uma importante aliada dos gestores. “É um grande nome, representaria um ganho imenso para a saúde pública estadual trata-se de uma profissional muito eficiente e próxima de todos e que da mesma forma que conseguiu dar uma repaginada no Cosems, também poderá fazer o mesmo na Secretaria Estadual de Saúde”, disse.
Informado sobre a preferência da categoria por Soraya Galdino, o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira declarou que a experiência e a competência da presidente do Cosems seria muito positiva para a gestão estadual de Saúde. “Em nível nacional Soraya tem feito um trabalho muito importante na luta por melhores recursos para a saúde e acompanhando todas as ações realizadas pelo Conasems e na condução em nível de Paraíba vem demonstrando muita capacidade de aglutinação e conduzindo a política de saúde municipal com pactuações importantes para o Estado”, disse.
Soraya Galdino é odontóloga, formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e especialista em Gestão em Saúde Pública. Ex-secretária dos municípios de Pocinhos e de Montadas, no agreste paraibano, ela assumiu há dois anos, a secretaria de Saúde de Itabaiana e está no segundo mandato como presidente do Cosems-PB para o qual foi reeleita até 2019, foi vice-presidente da Região Nordeste do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e atualmente é diretora de regionalização no Conasems.
OpiniãoPB com Paraiba Debate
Tecnologia do Blogger.